ITR 2022

Você, proprietário de imóvel ou propriedade rural, saiba que é preciso conhecer o ITR 2022, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Você sabe como funciona e como declarar? Aqui vamos lhe explicar tudo sobre o assunto.

O ITR 2022 é um imposto do governo federal sob administração da Receita Federal e, algumas pessoas precisam pagar e declarar sobre seu imóvel ou propriedade rural. É preciso também saber as diferenças entre a área urbana e rural para uma declaração correta.

ITR 2019
ITR 2022

Continue acompanhando este nosso artigo que vamos detalhar mais sobre este imposto e responder algumas dúvidas sobre o que é o ITR, a certidão do imposto, CND e outros assuntos pertinentes.

O que é ITR 2022

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural está no artigo 30 da CTN, que cobra de acordo com uma base de cálculo pelo valor fundiário da propriedade rural.

Este imposto é cuidado pela Receita Federal que, chega ao governo federal que tem a missão de distribuir esse valor em investimentos em áreas rurais e também algumas áreas urbanas.

ITR 2019
ITR 2022

VEJA TAMBÉM:


Certidão ITR 2022

O Imposto ITR possui uma certidão negativa com o intuito de fiscalizar o recolhimento da contribuição e a regularidade tanto da propriedade quanto do imposto rural, que é o ITR que já falamos.

A certidão negativa de débitos do ITR funciona como a CND INSS que verifica a regularidade das empresas, só que no caso da certidão ITR ela atesta a regularidade da propriedade rural quanto às suas obrigações fiscais.

Certidão ITR 2019
Certidão ITR 2022

Então, quem possui uma propriedade rural, precisa estar atento ao ITR e a regularidade de seu território. A certidão ITR é o atestado para essa regularidade da propriedade.


CND ITR

Além da certidão negativa de débitos, o proprietário rural também pode emitir uma certidão de regularidade fiscal, também conhecida como CND ITR. Quando o imóvel rural não possui qualquer pendência cadastral, omissão de declaração ou dívidas, o proprietário pode emitir a CND.

Pessoas físicas e jurídicas podem pedir a emissão dessa certidão quando a sua propriedade está totalmente regularizada. Para isso é preciso ter em mãos o CNPJ ou CPF e o número do NIRF.

Para a emissão acesse http://servicos.receita.fazenda.gov.br/


Emissão ETC 2022

O proprietário rural sempre tem que ter toda a documentação da sua propriedade rural, além de estar em dia com o Imposto sobre a Propriedade Rural, que é o ITR.

O proprietário também precisa estar atento quanto ao programa chamado “Gerador da Declaração”, que fica disponível no site oficial da Receita Federal.

Emissão ETC 2019
Emissão ETC 2022

Para mais informações acesse http://idg.receita.fazenda.gov.br/ e siga o passo a passo.


Receita Federal ITR 2022

O proprietário rural já pode acessar o site da Receita Federal http://idg.receita.fazenda.gov.br/ e clicar em ‘Gerador de Declaração” para fazer sua declaração ITR 2022.

Basta acessar o link acima, clicar em “Gerador de Declaração”, escolher o sistema operacional do seu computador e depois seguir o passo a passo recomendado para fazer a sua declaração corretamente.

Receita Federal ITR 2019
Receita Federal ITR 2022

O proprietário que não fazer a sua declaração anual não poderá emitir as certidões que falamos nos tópicos anteriores e ainda pode acarretar inúmeros problemas junto a Receita Federal.