Emissão de DARF Online: Conheça os tipos de Darf e Como fazer a Emissão

A realização do pagamento de tributos como o imposto de renda, imposto sobre ganhos de capital e muitos outros, é bastante importante. É justamente por via da emissão de DARF online que você consegue realizar esse tipo de pagamentos e ter a sua situação legalizada a nível fiscal como pessoa física e jurídica.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais funciona do mesmo jeito que o boleto usado para o pagamento de contas, com a diferença dele ter uma natureza e finalidade diferente deste documento (é pra o pagamento de impostos).

Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Por conta disso, é necessário que o cidadão brasileiro saiba quais são os tipos de DARF pessoa Física, de modo que ele possa escolher e fazer o preenchimento deste documento da forma correta.

Tipos de DARF Pessoa Física

Dependendo da finalidade do imposto para o qual o DARF está sendo designado, esse documento pode ser de 2 tipos:

  • DARF COMUM – este tipo de DARF passou a funcionar em 01/04/1997, e ele serve para o pagamento de receitas federais por pessoas físicas. Além de ser usado pela pessoa física, o DARF COMUM também pode ser utilizado por pessoas jurídicas para o pagamento de receitas federais, exceto os optantes do simples nacional. Este guia de pagamento pode ser reconhecido facilmente pela sua cor que é preta Europa.
  • DARF SIMPLES – esse tipo de Darf começou a ser usado a partir de 01/01/1997 exclusivamente por pessoas jurídicas que tem estatuto de microempresa e empresa de pequeno porte. Este documento permite o pagamento de vários impostos num único guia para os optantes do simples nacional.
Tipos de DARF Pessoa Física
Tipos de DARF Pessoa Física

Emissão de Darf Online IRPF

Para não perder o prazo estabelecido para o pagamento dos impostos, a pessoa física deve saber como fazer a emissão de Darf online. A emissão deste documento por via da internet é bastante simples e pode ser feita em pouquíssimos passos.

>>> Veja como emitir esse guia de pagamento, logo abaixo:

  • Comece por acessar o site da Receita Federal do Brasil para a emissão do Darf por AQUI;
  • Com a página aberta, siga clicando na opção “Cálculo”;
  • Agora informe todas as informações solicitadas nesta página (domicílio fiscal do contribuinte, ano de exercício, data de pagamento, valor da quota, etc.). Feito isso, clique em contínua;
  • Na próxima página informe o seu CPF e digite o texto que está na imagem, e depois clique em “continuar”
  • Na nova tela você já poderá conferir o valor a ser pago na DARF. Clique em “continuar” para ter acesso e emitir o guia de pagamento.
Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Devido à importância deste guia de pagamento, é necessário que se tenha bastante cuidado durante o preenchimento do formulário para a emissão do mesmo.

Antes de passar para a emissão do documento verifique se todas as informações estão passadas corretamente ou não.

Valendo salientar que se por acaso houver atraso no pagamento dos impostos, o contribuinte poderá notar acréscimos no valor do Darf.

Esses aumentos são estabelecidos justamente como um meio de desestimular o atraso na emissão e consequente pagamento atrasado das tributações por pessoas físicas e jurídicas.