Sintegra MA: Como Funciona, Cadastro, Consultar, Endereço

Para quem não é da área de empreendedorismo a palavra Sintegra pode parecer um pouco confusa. No entanto, trata-se de uma plataforma intuitiva que veio facilitar a vida do contribuinte e também melhorar a unificação de dados fiscais entre todos os estados brasileiros. Portanto, cada estado possui seu próprio Sintegra, inclusive o Maranhão. Quer se informar mais um pouco sobre o que é, como funciona, telefone e endereço do Sintegra MA 2022? Leia o artigo abaixo!

Sintegra MA
Sintegra MA

O que é Sintegra Maranhão

Sintegra é nada mais, nada menos que a abreviação para Sistema Integrado de Informações e Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Trata-se de uma plataforma que visa facilitar em diversos âmbitos a vida de quem é contribuinte do ICMS.

Ou seja, o Sintegra MA é um documento que reúne dados do contribuinte e repassa para os fiscos estaduais. E o que seria esses fiscos estaduais? São órgãos como a Secretaria da Fazenda e também Receita Federal.


Como Funciona o Sintegra MA

Todos os contribuintes que realizam a emissão de notas fiscais por via de sistema de processamento de dados eletrônico são impostos a enviar os dados ao Sintegra.

Esse envio é realizado por meio de um programa validados, que está disponível gratuitamente na internet no site do Sintegra MA 2022 ou também da Receita Federal.

Esse software é responsável por conferir se o documento está dentro das regras antes de ser envio para Secretaria. Entretanto, para ter acesso ao programa validador é necessário que tenha um cadastro no Sintegra. Abaixo explicamos os passos para realizar sua matricula.


Como Fazer Cadastro no Sintegra MA

O cadastro no Sintegra MA 2022 pode ser realizado dirigindo-se até a Secretaria da Fazenda do Maranhão. Lá, os atendentes solicitaram uma série de documentos da empresa para realizar o cadastramento na plataforma.

Com o cadastro aprovado, o contribuinte já poderá realizar também a emissão de notas fiscais. Ou seja, seu produto já pode ser comercializado legalmente.

Veja também:


Consulta Sintegra MA

Fazer uma consulta ao Sintegra MA é um processo simples e fácil. Isto porque a plataforma foi concebida para atender todos os tipos de públicos, desde os mais leigos até os mais experientes.

Para consultar pública ao Sintegra MA 2022 basta ter um computador conectado à internet e seguir o passo-a-passo abaixo:

  • Acesse a área de consulta ao Sintegra do site da Sefaz pelo seguinte endereço eletrônico: aplicacoes.ma.gov.br.
  • Na página, o usuário deverá preencher alguns dados para ter acesso a consulta. Primeiramente, é necessário que selecione se a consulta será realizada pela inscrição estadual ou pelo CPF/CNPJ. Selecionado o documento, digite a sequência numérica no campo seguinte.
  • Ao término de preenchimento da sequência número, digite o código que está sendo exibido na imagem e, logo em seguida, clique em “consulta”. Pronto, caso os dados estejam corretos, o usuário será redirecionado a página de consulta ao Sintegra MA.


Endereço e Telefone Sintegra MA

Caso o usuário tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do Sintegra MA, é possível telefonar ou também visitar a sede da Secretaria da Fazenda do Maranhão afim de esclarecer os principais pontos que rodeiam sua cabeça quando o assunto é Sintegra.

O contribuinte também pode ter acesso à várias informações desta plataforma no site da Sefaz MA.